Miriam Leitão – O Globo – 08/09/22
No dia seguinte aos evidentes crimes eleitorais praticados pelo presidente-candidato, diante de multidões e com cobertura intensiva da imprensa, a certeza de quem se coloca ao lado da democracia no país é uma só: ele não será punido, de novo.
“A prova de como está adiantado o processo de erosão da democracia brasileira com Bolsonaro é a sensação geral de que, mesmo a oposição estando certa em denunciar crime de abuso de poder político pelo presidente da República, ele ficará impune”, escreve Miriam Leitão, n’ O Globo, ecoando a impressão unânime dos comentaristas políticos. De crime em crime sem punição, Bolsonaro pisoteia a democracia, e as condições de recuperação de alguma normalidade institucional ficam mais difíceis.
“Não podia haver o que houve ontem, essa grosseira mistura entre uma comemoração que seria de todos os brasileiros em um comício eleitoral de um partido. O golpe está em curso, porque ele é esse contínuo minar das instituições que Bolsonaro pratica”.
“Ele fez um ataque frontal às leis eleitorais e à Constituição. E sim ele fez ameaças. Por duas vezes, ele puxou coro contra o STF, tanto em Brasília como no Rio. Disse ainda que se for reeleito, vai botar quem joga fora das quatro linhas, dentro das quatro linhas, foi uma ameaça também. Na cabeça dele, ele está respeitando a Constituição, e quem desrespeita é o Supremo e a imprensa. Houve um momento no Rio que ele falou o seguinte, referindo-se à esquerda: ‘esse tipo de gente tem que ser extirpado da vida pública’. Numa democracia, você tenta vencer seu adversário, não extirpá-lo”.
A campanha de Lula informou que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que se investigue os crimes cometidos por Bolsonaro nos eventos da Independência. Alega abuso de poder econômico e realização de condutas vedadas pela lei eleitoral, em especial o uso da estrutura pública para beneficiar sua candidatura. Alguém em sã consciência tem esperança de que, desta vez, a lei será cumprida?
Fonte: O Globo (acesse aqui)
Autor: Miriam Leitão
Publicado em: 08/09/2022