Leonardo Sakamoto – UOL – 21/09/22
Para Leonardo Sakamoto, os crescentes episódios de violência política às vésperas das eleições devem ser creditados ao discurso belicoso de Jair Bolsonaro e seus apoiadores.
“A sobreposição dos discursos de lideranças políticas, religiosas e sociais ao longo do tempo, fomentando ódio contra institutos de pesquisa, políticos, magistrados, jornalistas, entre outros, distorce a visão de mundo de seus seguidores e torna a agressão ‘necessária’ para tirar o país do caos e extirpar o ‘mal’, alimentando a violência. Muitos seguidores fanáticos encaram um ataque a um trabalhador de um instituto de pesquisa como uma missão quase divina em nome do ‘mito’. Segundo o Datafolha, 21% dos brasileiros acreditam em tudo o que ele diz, sendo alimentados pelas mentiras do presidente”, escreve o jornalista.
Ele lembra que uma das táticas mais disseminadas pelas redes sociais bolsonaristas consiste em utilizar imagens das multidões que Bolsonaro reuniu em três capitais no dia 7 de setembro como “prova” de que os institutos de pesquisa mentem deliberadamente. “Partem de um fato concreto (o candidato é realmente uma pessoa popular capaz de atrair muita gente) para vender uma extrapolação falsa (essas multidões demonstram que a maioria dos brasileiros está com o candidato)”.
“Surfando na ignorância” e no fanatismo dos seus seguidores mais fiéis, o discurso bolsonarista semeia tragédias, que já vêm ocorrendo. Estranha polarização em que apenas um lado é responsável por ataques, agressões, ameaças e assassinatos. A responsabilização dos instigadores desses crimes virá algum dia?
Fonte: UOL (acesse aqui)
Autor: Leonardo Sakamoto
Publicado em: 21/09/2022