O que é o site.


Vai ter golpe resistência! Este é um alerta e um chamado para a ação.

Não ficaremos caladas e paradas diante deste contexto de graves ameaças à democracia. Vamos resistir.

Chega de golpe!

Aqui fornecemos informações sobre os indícios de um golpe em curso; notícias e análises sobre os ataques à democracia promovidos por Jair Bolsonaro e seus apoiadores; e sobre o que podemos e precisamos fazer para impedir um golpe no Brasil.

A primeira função deste site – o alerta – é avisar as pessoas do que está acontecendo agora.

Confira a seção 10 indícios de um golpe em curso. Fique atento aos fatos e acompanhe o debate público sobre o golpe e a resistência a ele. A seção Fique de Olho, atualizada diariamente, serve para isso.

A segunda função deste site é colaborar para impedir que qualquer golpe aconteça.

Para começar, listamos aqui 9 medidas para impedir o golpe. Este site já coloca em ação algumas delas.

Na seção Como Resistir, indicamos ações práticas de preparação do combate e da resistência ao golpe, hoje e em eventual situação de emergência.

Esta é a terceira função deste site: ajudar a sociedade civil a se preparar para não ser pega de surpresa.

Esta é uma iniciativa do Brasil Contra o Golpe.

O que é um golpe de Estado? 

Quando um grupo de atores faz uso repentino da força, apoiada pela ameaça ou uso da violência, para tomada antidemocrática do controle do Estado/e ou para se manter no poder.

Tipos de golpe

Autogolpe: uma liderança democraticamente eleita dissolve ou subjuga os outros poderes (Legislativo e Judiciário), assumindo para si poderes extraordinários e extrapolando os limites concedidos constitucionalmente.

Contragolpe: um golpe em reação a outro, ou em antecipação ao outro com intenção de inviabilizá-lo; a tomada do poder como medida de suposta proteção do próprio Estado contra um movimento golpista.

Golpe Militar: quando a apropriação do controle do Estado se dá por meio de ação ou intervenção militar. Envolve o uso da força e, via de regra, o fechamento dos poderes democráticos.

Golpe Palaciano: um governante ou um setor do governo é removido por outras forças pertencentes ao mesmo governo, sem seguir as normas legais estabelecidas para a substituição democrática das autoridades.

O que torna um golpe bem sucedido

Os dois fatores críticos que os líderes golpistas precisam obter de seus cidadãos para se manter no poder são: 
 
Legitimidade — significa que o público acredita que o líder golpista tem direito à sua posição;

Cooperação — implica que as pessoas que realmente fazem o país funcionar obedeçam às ordens do líder golpista.
 
O poder da resistência tende a diminuir quando as pessoas passam a achar que nada mais pode ser feito para evitar que o golpe aconteça. Por isso, preparação e alerta são centrais para enfrentar os lances inesperados, outra característica típica dos planos golpistas: pegar as pessoas de surpresa.